quinta-feira, 15 de outubro de 2009

K - Kaf



K - Caf e Qof 
Kadish - קדיש (do aramaico "sagrado") é o nome que se dá à oração que um filho faz pela alma de uma mãe ou pai, falecido, visto que nossos pais nos trazem ao mundo, é digno e justo que nós os filhos nos funerais e aniversários de seu falecimento, possamos ajudar suas almas a se libertarem do sofrimento e atingirem a paz no mundo vindouro (Olam Aba).
Keará - כערה Lit. “prato”; bandeja, travessa ou toalha sobre a qual são colocadas as três matsot e os seis ingredientes que serão utilizados durante o sêder.
Keará - 
כערה Literalmente significa prato, bandeja, travessa ou toalha sobre a qual são colocadas as três matsot e os seis ingredientes que serão utilizados durante o sêder.
Kelipá - קליפה (pl.: Kelipót) “cascas (ou seja, forças) do mal”, semelhante a uma casca que cobre e oculta o interior [da fruta, etc.]. A kelipá também oculta a bondade e a Divindade (N.I.T.).
Kelipat Nôga - קליפת נגה “casca de brilho”. A quarta kelipá que não oculta completamente a bondade ou Divindade interior, permitindo que ela brilhe através (da casca) parcialmente.
Kfar Chabad - 
כפר חב"ד Cidade Chabad em Israel.
Kidush - 
קידוש “Santificação”; bênção recitada sobre uma taça de vinho que proclama a santidade do Shabat ou festa judaica.
Kidush hachodesh - 
קידוש החודש santificação da lua nova.
Kidush Hashem - 
קידוש השם Ato de santificar o nome de D’us.
Kinót – 
קינות poemas litúrgicos de luto recitados em Tishá Beav.
Kipá - 
כיפה Solidéu; cobertura usada na cabeça pelo homem judeu para sempre estar ciente da Presença Divina acima dele.
Kislev - 
כסלו Nono mês do calendário judaico.
Kotel - 
כותל Muro das Lamentações. Local mais sagrado do povo judeu após a destruição do Templo Sagrado. Único muro remanescente que cercava o Templo em Jerusalém.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...