quinta-feira, 15 de outubro de 2009

I e Y - Yod



I e Y - Yod

Ibur - עיבור gestação; no sentido espiritual – inter-relação de almas.
Iyov - איוב Jó, livro do Tanach [acróstico de Torá (Pentateuco), Neviím (Profetas) e Ketuvím (Hagiógrafos)].
Yaacov - יעקב, Jacó
Yechidá - יחידה Aspecto mais elevado da alma.
Yehi ratson - יהי רצון, "Que seja Tua vontade...". Prece que inicia-se com estas palavras.
Yehoshua na conquista de Canaã
Yehoshua - יהושע בן נון Josué filho de Nun, nasceu no Egito e viveu aproximadamente entre 1550 e 1200 AEC, seu nome verdadeiro era Hoshea, mas ficou conhecido por Yeoshua que vem de "Yeho Shua" ou D-us Salva. Foi após a morte de Moisés o seu sucessor na liderança do povo e na conquista de Jericó sendo considerado um grande líder militar.
Yeshivá - ישיבה, Academia de estudo daTora. É uma escola para aprendizado talmúdico e estudos religiosos e judaicos avançados  para o aprofundamento da Halaha.
Yetsêr Hara - יצר הרע, Mal instinto. Inclinação que leva a pessoa a praticar o mal. Não é o mal em si, mas o mau uso que nós fazemos dos nossos instintos.
Yid - ייד, É o termo usado como gíria para designar um judeu, não é tido como ofensivo, salvo o modo como é empregado por um não judeu, o termo é usado na lingua Yiddish para desigar um judeu e originou o nome da propria lingua.
Yidishe - יידיש,  É entendida por alguns como sendo um dialeto alemão, mas na realidade é um idioma da família Indo-Europeia  falado na Europa Ocidental e Central, maioritáriamente por judeus ashkenazitas, e que se tornou na segunda língua oficial do Estado de Israel, da Suécia e da Região Autonoma Judaica da Russia.
Yidishkeit - יִידִישְׁקַיְיט, judaísmo autêntico, da Torá.
Yir'át shamayim - יראת שמים, Temor aos Céus [ - reverência e respeito a D'us] é tido como o temor de D-us.
Yirmiyáhu - ירמיהו, Jeremias ( O profeta, o livro de... [ — do Tanach])
Yitrô -  יתרו, Sogro de Moisés; abandonou a idolatria e optou pelo caminho do judaísmo.
Yizkôr - יזכור, Reza recitada na sinagoga em ocasiões especiais, entre as quais o último dia de Pêssach, em memória de entes queridos falecidos.
Yitschac - יצחק, Isaac, nome cabalístico que deriva da junção dos 100 anos de Abraão, 90 de Sara, 8 dias da Circuncisão e do verbo sorrir.
Yom HaAtzmaut  יום העצמאות - É o dia da independência de Israel, que ocorre a 5 de Yyar, e foi no dia 14 de maio de 1948, declarada por David Ben Gurion.
Yom Hazikaron  יום הזכרון לחללי מערכות ישראל ונפגעי פעולות האיבה, - É o "Dia da Lembrança dos Soldados Mortos de Israel e das Vítimas do Terrorismo". Ocorre a 4 de Yyar, um dia antes do dia da independência.
Yom Kippur - יום כיפור, Dia do Perdão; data mais significativa do ano judaico onde as pessoas fazem um balanço de si mesmas e tomam boas decisões para o futuro após serem perdoadas de suas falhas por D'us; cai no 10º dia do mês hebraico de Tishrei.
Yom Tov - יום טוב, Data festiva; neste dia há restrições quanto a algumas atividades criativas.
Yonah - יוֹנָה, Jonas ( O profeta, o livro de Jonas [do Tanach])
Ner Neshamáh / Yahrtzeit
Yahrtzeit / Ner Neshamáh - נר נשמה, É o aniversário de falecimento, quando se acendem as velas e se relê o Kadish, por isso em Hebraico diz-se "Vela para a alma", Yahrtzeit é Idish.
Yod (י) É a 10ª e a menor letra do alfabeto hebraico. Basicamente um ponto.


Adaptado de Chabad.org.br

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...