quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Mezuzáh

A Mezuzá é um pergaminho onde estão escritos passagens da Toráh,  o Shmá e a Vehaiá, é um mandamento positivo das 613 mitzvot. O mezuzá não é o invólucro, mas sim o pergaminho escrito, e para ser Kasher deve ser escrito à mão por um Sofer ou seja um escriba.
Deve ser supervisionado por um Rabi e ao afixar a mezuzá deve ser lido uma Brachá ou seja uma bênção que é a seguinte: Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hei-nu Melech haolam asher kideshanu bemistsvotav, vetsivanu licbôa mezuzá.

É colocada no umbral direito da porta de uma habitação ou loja ou escritório, que mostra que seus habitantes são judeus e pessoas tementes a A-do-nai, é colocado à entrada com o lado superior voltado para dentro da casa. Mas devido ao anti-semitismo e violação, pode se colocar no lado de dentro, e ao sair e ao entrar toca-se ou beija-se a Mezuzá, quer ela esteja correctamente do lado de fora, quer pelo exposto acima do lado de dentro.
Acima vimos na imagem um invólucro da Mezuzá, ao lado direito vimos o pergaminho escrito, isto é a própria mezuzá.
Crê-se que a mezuzá no momento da afixação atrai a protecção divina e leva à casa e aos seus moradores a Santidade de D-us. Famílias judaicas colocam uma mezuzá em cada uma das portas interiores para além da porta de entrada.

1 comentário:

  1. Shabat shalom! Onde EU posso comprar uma nenzuza desta? De leão

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...